Semana Comemorativa do Dia Mundial dos Rios, Dia Nacional da Água e Dia Mundial do Habitat - 2 de outubro

Image

Entre o final e setembro e o início de outubro, comemorar-se-ão três importantes efemérides ambientais: o Dia Mundial dos Rios, a 26 de setembro; o Dia Nacional da Água, a 1 de outubro; e o Dia Mundial do Habitat, a 4 de outubro.
Simultaneamente, iniciou-se este ano a Década das Nações Unidas para o Restauro de Ecossistemas, que visa prevenir, travar e reverter a degradação dos ecossistemas, tornando-os mais saudáveis, equilibrados e resilientes.
Assim, unindo estas três datas e este objetivo internacional, foi preparado um conjunto de atividades que visam promover a consciencialização de atores e agentes com competências nesta matéria, bem como da comunidade, para a importância de conhecer e preservar as nossas ribeiras, capacitando para uma melhor gestão das mesmas, com vista à preservação e/ou ao restauro da sua saúde e funcionalidade ecológica.

De 24 de setembro a 24 de outubro:
Exposição "Peixes Nativos da Região do Oeste", no Museu de História Natural de Sintra.

Dias 28 e 30 de setembro, com ações de formação e sensibilização de agentes e atores locais.

Dia 02 de outubro:
Ação de voluntariado, dirigida ao público em geral, com ação de limpeza de resíduos na Ribeira da Cabrela, mediante inscrição prévia e limitada a 30 participantes.

Ação de Voluntariado - Limpeza de Resíduos na Ribeira da Cabrela

A Ribeira da Cabrela é uma das ribeiras melhor conservadas do Município de Sintra, rica em biodiversidade e com uma belíssima paisagem, resultante de um mosaico criado pela agricultura ancestral, a pastorícia e habitats naturais.
A ação de voluntariado, dia 02 de outubro, dirigida ao público em geral, com ação de limpeza de resíduos das margens e leito da Ribeira da Cabrela, será uma forma de contribuir para melhorar a saúde daquele ecossistema que, apesar de relativamente bem-conservado, não deixa de ser frágil e extremamente sensível às ações (por vezes negligentes) do ser humano.
Esta limpeza incidirá sobretudo sobre resíduos plásticos e têxteis, mas poderá abranger quaisquer outros tipos de resíduos encontrados.
O ponto de encontro será na Estrada dos Casais (Coordenadas GPS: 38.857759, -9.349951), às 09h30.
Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável; quem tenha, e deseje utilizar, poderá levar galochas ou calçado e roupa adequadas a estar imersas. Não esquecer de levar chapéu, protetor solar, água e uma merenda leve.
O Município disponibiliza luvas, pinças e sacos de plástico para colocação dos resíduos.
A atividade está limitada a 30 participantes

Entidade Organizadora: CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA

No âmbito da inscrição no Webinar supramencionado e nos termos do disposto no Regulamento (EU) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Abril de 2016 relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), necessitamos do seu consentimento para efetuar o tratamento dos seus dados pessoais.
Assim, face ao exposto, solicitamos que preencha os dados deste formulário.

Proteção de Dados Pessoais:

A Câmara Municipal de Sintra garante a salvaguarda do direito à proteção de todos os Dados Pessoais, nos termos do disposto no Regulamento (EU) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Abril de 2016 relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), que sejam prestados voluntariamente pelo seu titular, e cujo tratamento é expressamente autorizado por este (por serem necessários e fundamentais para a tramitação do pedido realizado), os quais serão tratados, de forma confidencial, estando os colaboradores da Câmara Municipal de Sintra obrigados a um dever de sigilo quanto aos mesmos.
Consideram-se «Dados pessoais» toda a informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»); é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular.
Considera-se «Tratamento de dados», uma operação ou um conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou sobre conjuntos de dados pessoais, por meios automatizados ou não automatizados, tais como a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.
O consentimento do titular dos dados é dado mediante um ato positivo e claro que indique uma manifestação de vontade livre, específica, informada e inequívoca de que o titular de dados consente no tratamento dos dados que lhe digam respeito para efeitos de tramitação do presente pedido.

Os dados pessoais irão ser objeto de tratamento informático e serão utilizados exclusivamente no âmbito da inscrição na ação de voluntariado de limpeza de resíduos na Ribeira da Cabrela.